quinta-feira, 25 de março de 2010

Qualificação profissional bate à porta do Caje

  • 18/03/2010 - 10:53 Trabalho e Desenvolvimento Social

· GDF oferece cursos profissionalizantes para internos do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje)

O Governo do Distrito Federal gera ações inclusivas para que jovens do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) tenham acesso mais rápido ao mercado de trabalho. A nova estratégia de oferecer cursos de educação profissional é apoiada pelo secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) e o secretário de Trabalho Rodrigo Delmasso.


O projeto vai beneficiar inicialmente 140 jovens, capacitando-os numa profissão. Quando eles tiverem cumprido o período de medidas socioeducativas, sairão empregados. As áreas oferecidas inicialmente serão de Assistente Administrativo e Técnico em Informática. Os cursos estão previstos para começarno final do mês de abril.


A Sejus oferecerá a estrutura das oficinas e instrutores. A Setrab apoiará com o material cotidiano, monitores e vagas no mercado de trabalho. O mais importante é que todos os jovens que forem capacitados e tiverem um bom rendimento, a própria Agência do Trabalhador fará a colocação no mercado de trabalho.


Conforme Rodrigo Delmasso, as outras oficinas do Caje, panificadora, estofaria, serigrafia, mecânica, também serão analisadas e poderão ser incluídas no projeto com a possibilidade de mais adolescentes serem inseridos no mercado de trabalho.

Segundo o secretário de Justiça, essa parceria é fundamental para cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina ao Estado a implementação de políticas públicas para a ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. “É importante incluí-los de forma digna na sociedade dando uma segunda oportunidade”, afirma Flávio Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário