sexta-feira, 3 de abril de 2009

Associação AMAR inicia trabalho em Brasília



A Associação de Mães e Amigos da Criança e Adolescente em Risco – AMAR nos últimos anos tem sido um trabalho de fundamental importância atuando nos direitos da criança e do adolescente. A Amar foi constituída em 10 de abril de 1999, sendo uma associação sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, e expandindo-se para Brasília e demais estados, regida pelo Estatuto da AMAR e pelas demais disposições legais.
A AMAR constitui-se em um grupo de mães e familiares de adolescentes inseridos em medidas sócio-educativas ou em situação pessoal ou social de risco, além de simpatizantes com a causa. Tem como objetivo principal ampliar e garantir a participação de familiares e da comunidade no processo sócio-educativo e na ressocialização dos internos e jovens liberados das unidades de internação.
Esta atuação vai diretamente de encontro com o que propõe o Estatuto da Criança e do Adolescente e nossa Constituição Federal de 1988, os quais prevêem uma atuação conjunta do Estado (Governos Federal, Estadual e Municipal), da sociedade e demais entes envolvidos no atendimento aos direitos das crianças e adolescentes.
Para tanto, a AMAR desenvolve um programa de orientação e auxílio às famílias destes jovens e aos próprios adolescentes que cumprem medidas sócio educativas ou que de qualquer forma necessitem deste apoio para deixarem a "situação de risco" em que se encontram. Tal tipo de medida está prevista especificamente no ECA em seu artigo 101, inciso IV.
Além disso, a AMAR oferece ainda, apoio psicológico e orientação a familiares de adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa, e apoio jurídico, por meio de parcerias, às famílias e adolescentes internos.

Um comentário:

  1. Aqui meu irmão Alanir Cardoso e sua esposa brava guerreira Maria das Neves, referenciais de luta e espelho para minha vida.Alanir foi preso politico na ditadura o qual esteve por 4 anos na ilha de Itamaraca.E após muitas torturas e violações de direitos, consegue ser uma das pessoas mais humanas e sensivéis a causa dos direitos humanos, dando nos exemplo de solidariedade e companheirismo juntamente com sua companheira que o tempo todo compartilhou desse sofrimento.Agradeço a ambos a hospedagem e a agenda cheia nos dez dias em que estivemos em Re-Pe.Alanir nos apresentou a Secretaria dos Direitos Humanos da Prefeitura de Recife:Amparo Araujo no qual grande articuladora.E Alberto Vinicius Melo Diretor Presidente da FUNASE(fundação de atendimento socioeducativo)no qual nos atendeu com carinho e atenção, possibilitando a fundação da AMAR-PE.Deixo meu abraço carinhoso e a certeza de que assim nossa história de Brasil será com B maiusculo.Até a vitoria meus queridos.

    ResponderExcluir