A Associação de Mães e Amigos da Criança e Adolescente em Risco – AMAR nos últimos anos tem sido um trabalho de fundamental importância atuando nos direitos da criança e do adolescente. A Amar foi constituída em 10 de abril de 1999, sendo uma associação sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, e expandindo-se para Brasília e demais estados, regida pelo Estatuto da AMAR e pelas demais disposições legais.
A AMAR constitui-se em um grupo de mães e familiares de adolescentes inseridos em medidas sócio-educativas ou em situação pessoal ou social de risco, além de simpatizantes com a causa. Tem como objetivo principal ampliar e garantir a participação de familiares e da comunidade no processo sócio-educativo e na ressocialização dos internos e jovens liberados das unidades de internação.
Esta atuação vai diretamente de encontro com o que propõe o Estatuto da Criança e do Adolescente e nossa Constituição Federal de 1988, os quais prevêem uma atuação conjunta do Estado (Governos Federal, Estadual e Municipal), da sociedade e demais entes envolvidos no atendimento aos direitos das crianças e adolescentes.
Para tanto, a AMAR desenvolve um programa de orientação e auxílio às famílias destes jovens e aos próprios adolescentes que cumprem medidas sócio educativas ou que de qualquer forma necessitem deste apoio para deixarem a "situação de risco" em que se encontram. Tal tipo de medida está prevista especificamente no ECA em seu artigo 101, inciso IV.
Além disso, a AMAR oferece ainda, apoio psicológico e orientação a familiares de adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa, e apoio jurídico, por meio de parcerias, às famílias e adolescentes internos.